Fontes limpas de energia: PE no TOP 10

O Grupo Federal, empresa de geração, comercialização e gestão de eletricidade, acaba de lançar o Índice de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia. O levantamento dos primeiros seis meses do ano revela que o estado de Pernambuco está na oitava posição entre as unidades da Federação com a maior atratividade para os consumidores eleitos para usar megawatts de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), usinas solares, eólicas e de biomassa.

Pernambuco obteve a nota “0,863” como média no primeiro semestre deste ano. O índice, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organizações das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade. O valor médio do índice do Grupo Federal para todo o Brasil ficou em “0,853” no primeiro semestre de 2016.

“Os consumidores pernambucanos têm vantagens espetaculares na migração para o ambiente livre”, afirma Erick Azevedo, sócio-diretor da Federal Energia. “Em poucos momentos dos 20 anos desse mercado no Brasil, pudemos assistir uma atratividade tão forte”, complementa.

O índice foi calculado com base no preço médio comercializado no mercado livre entre as fontes incentivadas 50 (energia proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas e usinas eólicas, solares e de biomassa) comparadas com as tarifas de distribuidoras que representam 98% do mercado cativo brasileiro. Por meio do índice, verifica-se que os meses de fevereiro e março registraram os picos de atratividade para as matrizes limpas de energia.

grafico1

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon