George Barbosa leva sua arte para a Christal Galeria

Ao longo de suas mais de quatro décadas de trabalho, o pintor recifense, George Barbosa, emblemático artista plástico e pintor,foi o artista escolhido pela Christal Galeria para encerrar o calendário de exposições de 2021. A mostra Libertar do Gesto entra em cartaz hoje (02) e ocupará todos os espaços da galeria com as obras de cores e tons pastel e traços fortes desse premiado artista, que se destaca pela habilidade no desenho e pintura de imagens que retratam desde uma campina a uma praia; ou de uma vila a cidade de Paris; e da área suburbana dos Estados Unidos às ladeiras de Olinda e alamedas paulistanas.

“Os caminhos trilhados por George Barbosa para compor a exposição Libertar do Gesto nascem da sua pintura espontaneamente gestual, executada como uma dança onde a parceria entre a mão e o pincel se expressam em um ritmo frenético e apaixonado”, resume o curador da exposição Laurindo Pontes. Dentro desse trabalho, o artista apresenta um conjunto de pinturas, fotografias e cerâmicas que revelam suas qualidades únicas como artista maduro em contínuo crescimento, resultando numa exposição individual, segundo a curadoria, de zeloso valor estético apesar da variedade surpreendente e notável de obras.

Na exposição, o visitante mergulha em cada fase e percorre todos os espaços da galeria preenchidos por fortes referências históricas. “O início deste encontro é com as pinturas dos painéis Atlântico I e II que remetem ao deslumbramento da infância quando o indivíduo se depara frente a imensidão do oceano, num misto constante de temor e encanto, entrega e apreensão, brincadeira e medo”, explica o curador.

Outro painel do artista agrupa pratos de barro desenhados em homenagem a natureza onde habitam capivaras, tatus, caranguejos, cabras, peixes, todos numa mesma arca e sobrevivendo sob o canto dos pássaros. Em seguida, são retratadas sob sua perspectiva, uma série de aulas de danças, onde aparece Degas a orientar os alunos bailarinos, com um traçado que chama a atenção para a precisão dos gestos e expressões. Um dos pontos altos da exposição é a tela que traz uma homenagem ao grande mentor Van Gogh, com pintura forte, perturbadora e de um impulso impetuoso como uma azulada noite estrelada.

Desafiando o tempo linear, o artista George Barbosa exterioriza em seu trabalho os gestos, os movimentos do corpo pleno, em momentos que se alternam dos traços largos aos delicados, passando do pontilhismo, ao fauvismo, ao impressionismo e tantos outros ismos aos quais sua arte recorre. Arte e gestos livremente pintados e entrelaçados em figurativos recortes humanos impregnados de sentimento e vida.

George Barbosa – Nasceu em Recife em 1956 e iniciou sua vida na pintura em 1979 com o professor Fernando Lúcio e depois em 1980 em São Paulo com Ionaldo Cavalcanti. Em Recife obteve diversos prêmios em Salões e participou em inúmeras exposições coletivas. A primeira individual foi na Galeria Officina, em Recife, tendo a apresentação de Francisco Brennand. Destaque também para a mostra “Un regard sur Paris” sobre a qual o também pintor Zé Cláudio escreveu: “Paris até que se esforçou, se vestiu de Paris, céu de chumbo, transeuntes de roupa pesada…mas, o verão chegou, vermelho como um timão e as moças ficaram nuas…”

Serviço

Exposição Libertar do Gesto

Quando: De 02 de dezembro de 2021 a 28 de janeiro de 2022

Onde: Christal Galeria, Rua Estudante Jeremias Bastos, 266 – Pina, Recife – PE.

Horário: Abertura da exposição no dia 02 de dezembro será às 16h. Depois o horário da Galeria é de terça a sábado, das 12h às 21h.

Gratuito

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon