Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Gigante internacional na navegação vence disputa por terminal do Estaleiro Atlântico Sul

A empresa APM Terminals ofereceu uma proposta de R$ 455 milhões para arrematar uma área interna do Porto de Suape, no Estaleiro Atlântico Sul. O valor superou a oferta dos concorrentes e deve ser confirmada após vencerem todas as etapas legais do leilão.

A vencedora é uma companhia dinamarquesa que integra o Grupo Marsk, um dos maiores do planeta no setor de navegação. A chegada desse novo player promete dinamizar as atividades de Suape, com mais investimentos ao complexo industrial-portuário em um novo Terminal de Uso Privativo (TUP).

Em nota oficial, publicada no Blog do Jamildo, a empresa indicou o interesse de investir até R$ 2,6 bilhões em um novo terminal portuário para movimentar até 400.000 TEUs por ano, o que irá ampliar a capacidade de Suape em 55%. A previsão de conclusão das obras é de 24 meses, a partir do momento em que finalizarem todos os procedimentos judiciais, e a expectativa da companhia é de inaugurar as operações até o final de 2025.

O diretor de planejamento e gestão de Suape, Francisco Martins, comemora a chegada de um segundo terminal de containers ao complexo. Ele afirmou que esse empreendimento já está no radar do complexo há algum tempo, inicialmente a previsão era que ele estivesse, no entanto, dentro do porto organizado. “Agora surge essa oportunidade de ter um terminal privado de containers, fora do porto organizado, o que vai estabelecer um nível de concorrência importante, com reflexo direto no custo de produtos que tanto utilizam insumos importados, quanto no custo de produtos exportados através do porto. Isso terá reflexos importantes em cadeiras produtivas já consolidadas no Estado, como exemplo do pólo automotivo. Temos grande expectativa e muito otimismo com relação às consequências futuras desse empreendimento, que coloca Suape definitivamente na rota dos portos estratégicos do Brasil, da América Latina e de todo o hemisfério sul”.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon