Instituto Arqueológico Pernambucano comemora 162 anos

O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) celebra 162 anos de atividades contínuas em Pernambuco com uma Sessão Magna comemorativa, aberta ao público, na próxima segunda-feira (29), às 19h30, no auditório da Academia Pernambucana de Letras (APL). Este evento também marcará os 370 anos da Restauração Pernambucana, que resultou na expulsão definitiva dos invasores holandeses no estado.

Durante a celebração, 17 novos sócios serão empossados em quatro categorias: efetivos, honorários, correspondentes e beneméritos. Os novos membros, originários de Pernambuco e de estados vizinhos como Paraíba e Alagoas, contribuem para a preservação e divulgação da história pernambucana, destacando-se por relevantes serviços prestados à pesquisa histórica. O orador da noite será o Prof. Paulo Cadena, doutor em História, que também será empossado como associado efetivo na ocasião. Ele abordará os motivos que levaram à escolha da data de fundação do IAHGP, além de relembrar as características do Recife no período da Revolução de 1824, conhecida como a Confederação do Equador, cujo bicentenário será comemorado em 2024.

A presidente do IAHGP, Margarida Cantarelli, destaca que 2024 será um ano dedicado aos cuidados com a sede do Instituto, localizada na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista. As obras em andamento motivaram a realização da celebração na sede da instituição parceira, a APL. “Precisamos ampliar os espaços pois a história não para. Em breve, as futuras gerações irão nos cobrar os registros do século XX. Suape, por exemplo, já faz parte da história de Pernambuco. Nosso papel, enquanto guardiões da história, é preservar os registros históricos”.

Conheça os novos associados do IAHGP que serão empossados na solenidade:

Associados Efetivos:

  1. Erivelton de França e Silva (Pesquisador e psicólogo)
  2. José da Costa Soares (Coordenador do Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Ministério Público de Pernambuco e Promotor de Justiça)
  3. José Evaldo Costa (Jornalista com passagem na gestão pública de órgãos de cultura)
  4. Marcos Antônio Gomes Mattos de Albuquerque (Arqueólogo e fundador do Laboratório de Arqueologia da UFPE)
  5. Marcos Luiz da Costa Cabral (Procurador Estadual)
  6. Paulo Henrique Fontes Cadena (Doutor em História)

Associados Honorários:

  1. Edvânia Torres Aguiar Gomes (Geógrafa e Professora Universitária)
  2. Fábio Arruda de Lima (Pesquisador em História e Genealogia)
  3. José Ricardo de Souza (Professor de História e escritor)
  4. Severino Vicente da Silva (Doutor em História, escritor e presidente do Instituto Histórico de Olinda)
  5. Vitor Galvão Vaz Canuto (Bacharel em Artes Visuais e pesquisador)

Associados Correspondentes:

  1. Gian Carlo de Melo e Silva (Doutor em História e escritor)
  2. Mibson Michel Santiago Ramos (Pesquisador na área de Genealogia)
  3. Rubem Montenegro Loureiro Neto (Pesquisador na área de Genealogia)
  4. Thélio Queiroz Farias (Escritor, integrante da Academia Paraibana de Letras e de diversos institutos históricos municipais da Paraíba)

Associados Beneméritos:

  1. Carlos Bezerra Cavalcanti (Escritor e sócio de diversas instituições culturais como as Academias Olindense e Recifense de Letras e o Instituto Histórico de Olinda)
  2. José Raimundo Oliveira Vergolino (Professor aposentado de Economia da UFPE, dedicou-se a pesquisas na área da história de Pernambuco sob o viés da economia)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon