Inteligência artificial e ESG são maiores potenciais para acelerar os negócios em 2024 – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Inteligência artificial e ESG são maiores potenciais para acelerar os negócios em 2024

A pesquisa “Panorama 2024”, realizada pela Amcham Brasil em colaboração com a Humanizadas, consultou 694 empresários no Brasil para determinar as tendências que mais provavelmente afetarão suas empresas em 2024. Os resultados indicam que a tendência principal que se destaca para o próximo ano é a Inteligência Artificial (IA), mencionada por 60% dos entrevistados. Logo na sequência, a Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), apontada por 51% deles, também foi apontada pelos entrevistados.

AVANÇO DA IA NAS EMPRESAS

Embora a adoção da Inteligência Artificial (IA) no mercado brasileiro ainda seja limitada, com 32% dos entrevistados afirmando que ainda não a incorporaram às operações de suas empresas, a pesquisa revela que quase 70% já possuem algum nível de familiaridade com a IA, mesmo que seja em um contexto de apoio a tarefas mais convencionais.

OTIMISMO COM A ECONOMIA

As perspectivas para o próximo ano são otimistas, de acordo com os entrevistados do Panorama 2024. Cerca de 56% dos empresários esperam um crescimento acima de 10%. Para esses respondentes, o crescimento estará condicionado à confirmação de vários aspectos, incluindo a estabilidade política (42%), o avanço tecnológico (41%), a redução de incertezas globais (40%), o aumento de investimentos em infraestrutura (38%) e o aumento da renda dos consumidores (34%).

10 MAIORES TENDÊNCIAS PARA 2024

As principais tendências que vão exigir a atenção das empresas em 2024 podem ser divididas em duas categorias: transformação digital e sustentabilidade. Na ordem de relevância, as tendências incluem:

1 – Inteligência Artificial (IA)
2 – Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança)
3 – Produtos e Serviços Digitais
4 – Big Data
5 – Trabalho Híbrido
6 – Energia Renovável
7 – Cibersegurança
8 – Internet das Coisas
9 – Computação em Nuvem
10 – Economia Circular

Abrão Neto, CEO da Amcham

“O Panorama 2024 da Amcham mostra o empresariado brasileiro consciente sobre o valor estratégico da tecnologia e da agenda ESG. Ao mesmo tempo em que as empresas buscam incorporar os benefícios de inovações tecnológicas como a inteligência artificial e Big Data, elas têm evoluído em suas responsabilidades com o meio ambiente e com a sociedade. Esses fatores serão decisivos para o êxito, a relevância e a própria existência dos negócios”.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon