Experiência japonesa de segurança foi destaque do Iperid Global Trends 2023 – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
IPERID

IPERID

Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia

Experiência japonesa de segurança foi destaque do Iperid Global Trends 2023

O Iperid Global Trends 2023 aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco recebendo dois palestrantes de referência internacional sobre segurança. Promovido pelo Iperid em parceria com o Consulado do Japão, o evento recebeu a professora Dra Misato Matsouka (Universidade TEIKYO/Japão) e o professor Dr. Augusto Teixeira (UFPB). O professor Dr. Thales Castro, presidente do Iperid, foi o moderador do encontro.

Misato Matsouka destacou uma série de mudanças da política de segurança do Japão, especialmente após o fim da Guerra Fria. Com as tensões globais, em especial na Ásia, o país ampliou a parceria com países com posicionamentos semelhantes acerca dos conflitos globais, como os Estados Unidos. Nas mudanças mais recentes, em especial após a ascenção do novo primeiro ministro Fumio Kishida, o Japão aumentou os investimentos em segurança, com uma atenção especial para lugares mais próximos a regiões que estão sob influência chinesa.

O crescimento econômico e militar da China foi apontado como o principal motivo de reforço das atenções japonesas em relação à segurança. A professora Matsouka explicou que além da preocupação militar, o Japão tem uma percepção mais ampla de segurança, abarcando por exemplo a questão alimentar e energética.

“Uma mudança recente na segurança é o o fortalecimento da aliança Japão e Estados Unidos, bem como com outros países do Pacífico, que é uma das regiões chaves para a defesa do Japão. É uma região importante para promover a organização, o diálogo e a paz mundial”, informa a professora japonesa. “O Japão tem discutido muito sobre o futuro da segurança internacional. Toda a campanha, estratégia que o Japão tem adotado, tem sido impulsionada pela ameaça da China da região. Isso tem feito o Japão adotar todas essas medidas de defesa em parceria com os EUA e outros países”

Ao comentar sobre a situação da guerra da Rússia, a professora disse ainda que é possível ver também outros Países, além de Japão e Estados Unidos, criando uma unidade, um bloco, para se proteger.

O Dr. Augusto Teixeira, professor da Universidade Federal da Paraíba, tratou sobre Os dilemas e restrições da segurança da Ásia Leste e o Brasil em perspectiva comparada: debates e perspectivas. “A segurança do leste asiático é muito mais próxima da nossa realidade do que nós normalmente paramos para pensar. Qualquer conflito envolvendo o Japão e o leste asiático não apenas nos diz respeito como parte do sistema internacional, como é parte de uma luta muito mais ampla”.

Ele destacou que a sombra do conflito entre Estados Unidos e China afeta não apenas o Japão, mas muito fortemente o Brasil. “O Brasil depende de forma umbilical dos investimentos chineses e de ficar pendulando entre um lado tem na China um ator essencial para sua economia e para o comércio, a sobrevivência do seu processo de desenvolvimento e crescimento, e do outro tem a tirania da proximidade dos Estados Unidos que é o ator líder do hemisfério ocidental”.

O evento foi transmitido no Canal do Youtube da Unicap e pode ser conferido na íntegra.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon