Mamulengo Teatro Riso lança site em comemoração aos seus 40 anos

Tradicional grupo de Glória do Goitá busca ampliar os horizontes da cultura popular com uso das tecnologias sociais 

Durante os últimos dois anos de pandemia do Coronavírus, os brincantes do mamulengo, teatro de bonecos do Nordeste brasileiro, começaram a perceber a importância das tecnologias sociais para manter a arte viva e ampliar fronteiras com a tradição. Diante desse contexto, o Mamulengo Teatro Riso de Glória de Goitá, Zona da Mata Norte de Pernambuco, lança seu site no próximo dia 19 de junho.

Fundado por mestre Zé Lopes, considerado o Patrono dos Mamulengos de Pernambuco, o Mamulengo Teatro Riso nasceu em 1982 e desde então contribui com a força e o legado da brincadeira popular. O site é fruto de edital da Lei Aldir Blanc, celebra os 40 anos do Teatro Riso e traz em seu conteúdo: a história do grupo, portfólio, biografia dos integrantes, lojinha (onde é possível adquirir bonecos de mamulengo e outras esculturas em madeira), além de jogos interativos, voltado para o público infantil, como: jogo da memória, quebra-cabeça, caça palavras, e ilustrações para colorir.

Companheira de brinquedo e de vida do mestre Zé Lopes, Neide Lopes continua conduzindo a brincadeira ao lado das filhas. Brincante e artesã, Neide aprimorou a qualidade técnica dos bonecos e ampliou o espaço destinado às mulheres dentro do brinquedo. Suas filhas, Cida Lopes e Larissa Lopes, brincam no Teatro Riso desde crianças, hoje são mamulengueiras e representantes da força feminina dentro da cultura popular. Já seu caçula, Theo é músico no Teatro Riso.

Para Neide, o site representa uma mudança de patamar para o grupo e uma nova realidade para a cultura popular, com o entendimento da importância do ambiente digital para os brinquedos. “Antes nós não tínhamos muito ideia de como usar a internet, aí com a pandemia nós vimos a necessidade de um espaço que servisse para divulgar o nosso trabalho no virtual, desde então nasceu a ideia do site”, disse.

Já o produtor, bonequeiro e dramaturgo Alex Apolonio destaca a renovação da arte como mola propulsora de sua existência. “O que é fundamental mesmo pro mamulengo é se comunicar com o povo, não importa como, nem onde. Então eles vão pra internet pra entender o que as pessoas estão buscando e se conectarem a elas”, afirmou. De acordo com o produtor cultural, o ambiente virtual é mais uma maneira de continuar repassando os saberes populares para as próximas gerações, com o intuito de manter viva a tradição e levar adiante o legado de Zé Lopes.

Ao longo desses 40 anos, o Mamulengo Teatro Riso já se apresentou e realizou oficinas em festivais em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Olinda, além de ter representado o Brasil em países como Espanha, Portugal e Itália e é referência nacional da tradição popular.

SERVIÇO

Lançamento do Site Mamulengo Teatro Riso (Gratuito)

Quando: 19/06/2022  às 15 horas
Online: http://mamulengoteatroriso.com.br/ 
Vídeo de lançamento: (2) Site Mamulengo Teatro Riso – YouTube

Classificação: Livre para todos os públicos

Realização: Quitérias Produtora

Produção: Armorial Interações Culturais

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon