Assine

Como estimular a criatividade em tempos de home office

Como estimular a criatividade em tempos de home office

Publicado em 21/04/2021 por Revista algomais às 4:00
Nesta quarta-feira (21), é comemorado do Dia da Criatividade e Inovação. Especialista dá dicas de como manter o foco e os processos criativos no home office. Foto: David Martyn Hunt

O trabalho remoto, mais conhecido como home office, tornou-se abruptamente regra para muitos profissionais durante a pandemia. Mas manter a criatividade e a produtividade depois de pouco mais de um ano em casa, depende de diversos fatores.

Com o isolamento social prolongado, as pessoas têm desenvolvido uma carga de estresse maior, gerando bloqueios na hora de realizar atividades que antes fluíam de maneira mais leve. De acordo com o especialista em intervenções clínicas de base psicanalítica e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Rafael Matias, os processos criativos estão diretamente ligados com o bem estar individual. “Quanto mais qualidade de vida a pessoa tiver, boa relação com a família, alimentação saudável, boas noites de sono, melhor será o rendimento e consequentemente a criatividade e produtividade melhoram. Não adianta acharmos que os processos criativos se dão através da cobrança ou de um processo autoritário. A criatividade precisa de um tempo livre, solto, para que possa surgir.”

Para estimular a criatividade mesmo no home office, existem algumas técnicas que podem ajudar a manter o foco e a produtividade. “É preciso dosar os processos emocionais, encontrar formas de elaboração e manifestação dos sentimentos, para favorecer a criatividade. Deixar a mente livre é essencial para conseguir criar e produzir. Como o trabalho de certa forma agora faz parte de casa, é importante que o indivíduo estabeleça um cronograma com as atividades diárias, para não sobrecarregar a mente”, ressalta Rafael.

O especialista ainda dá cinco dicas de como estimular mais a criatividade:

  • Realize, sempre que possível, autoavaliação das suas atividades, descobrindo quais são os seus maiores problemas. Dessa forma, você poderá trabalhá-los. Ex: De que forma eu posso melhorar no trabalho?
  • Faça anotações. Agendas diárias podem ser um ótimo caminho para gerir o seu tempo. Não confie essencialmente no seu cérebro para registrar todas as suas atividades. Ex: faça uma lista com as tarefas diárias.
  • Seja curioso o suficiente para buscar novas fontes de conhecimento, atravessando barreiras, entrando em contato com outras filosofias, seja em filmes e/ou livros. Isso ajuda no processo de inspiração.
  • Coloque suas ideias em prática. De que adianta ideias que não saem do papel? Sempre que tiver uma ideia anote no seu caderno e busque exerce-la.
  • Pratique exercícios físicos, tenha uma boa alimentação, realize no seu tempo ocioso atividades que geram prazer. Altos níveis de estresse são bloqueadores de novos processos criativos.
Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »