Assine

Soluções ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes de veículos

Soluções ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes de veículos

Publicado em 03/06/2021 por Revista algomais às 16:10

A ginástica que a frota logística faz nas vias para conduzir pessoas e entregar mercadorias é a mesma movimentação que o motor realiza internamente para garantir tal desempenho. O detalhe é que esse funcionamento ocorra com redução da poluição e menor impacto ao meio ambiente. Pelo menos duas iniciativas do Grupo Dislub Equador estão nessa direção: ajudar a diminuir os gases poluentes do escapamento para a natureza.

Um deles é o Arla, uma solução que age e neutraliza os gases poluentes, que sairiam pelo escape de veículos pesados que usam diesel. Entre eles, caminhões, ônibus e carretas. Na prática, o líquido à base de ureia não se mistura com o combustível, nem é inflamável. Ele fica em um compartimento a parte e age no sistema SCR, reduzindo em 98% as emissões de NOX (Óxido de Nitrogênio).

Segundo Lucemila Bonifácio – responsável técnica pelo Arla 32 da Dislub – existe obrigatoriedade desde 2012 para que esses tipos de veículos já saiam de fábrica com compartimento para abrigar o produto. O Arla 32 é um nome comum para o Agente Redutor Líquido de NOX Automotivo.

O produto é desenvolvido em duas unidades fabris do grupo pernambucano para atender as regiões Norte e Nordeste. Uma fica em Porto Velho (RO) e outra fica em Paulista (PE), está abastece a região Nordeste. A produção é comercializada em postos de combustíveis, em recipientes de 20 litros. Outra maneira é em granel, via caminhões que abastecem, por exemplo, transportadoras e garagens de ônibus.

Outra iniciativa da Dislub é a gasolina DuraMais, um combustível ecoaditivado, exclusivo do grupo pernambucano, reconhecido internacionalmente e certificado pelos organismos da ONU. Ela é fabricada com a tecnologia GreenPlus, espécie de catalisador que polui até 50% menos e ainda traz economia de combustível de até 10%. O resultado é a melhora do desempenho do motor, aumento de rendimento do combustível e redução da emissão de gases poluentes.

Disponível em mais de 100 postos das regiões Norte e Nordeste, a DuraMais já é utilizada no transporte público da Alemanha, virou política pública na Colômbia e está disponível ao consumidor em postos nos Estados Unidos e Argentina, em países na Europa, Ásia e Oriente Médio. Além de estar presente em frotas de caminhões e navios, geradoras de energia e várias das maiores companhias de petróleo do mundo.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »