Pernambucano é o novo campeão internacional de karate

Na última sexta (22), Lucas Kauan Bispo obteve a medalha de ouro no Campeonato Sulamericano de Karate, na modalidade Kumite, categoria Cadete +70kg (ou seja: combate real, para atletas de 14 a 16 anos e acima de 70kg). Ele é atleta da Associação Beneficente Criança Cidadã.

O torneio foi disputado ao longo desta última semana (18 a 24 de abril) em Guaiaquil, cidade mais importante do Equador. Com a conquista, Lucas se classificou automaticamente para o Panamericano, que será realizado entre os dias 22 e 28 de agosto, na Cidade do México.

Ele e sua treinadora, Vanessa Araújo, chegam ao Recife à 01h50 da próxima quinta (28), no voo 3686 da Latam, vindo de Guarulhos. Ambos foram contemplados recentemente nos programas Bolsa Atleta Pernambuco e Bolsa Treinador, promovidos pelo governo estadual.

Vanessa é treinadora da Seleção Pernambucana Feminina e instrutora de Karate da ABCC e do Lar Fabiano de Cristo. Ela foi a principal responsável pela ida de Lucas ao Equador, após as recentes classificações nos campeonatos regional e nacional, ambos disputados em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

LUCAS KAUAN BISPO
O primeiro contato de Lucas Kauan com as artes marciais foi nas aulas de Educação Física da escola, onde conheceu o judô e o karate. Posteriormente, teve a oportunidade de conhecer o jiu-jitsu, mas foi ao karate que decidiu se dedicar. Em seu histórico já são mais de 40 prêmios em competições, a maioria em primeiro lugar. Lucas conta que conheceu em pessoa sua atual treinadora, Vanessa Araújo, através do amigo Emanuel Messias, que treinava com ela. “Mas sempre acompanhava o trabalho dela em competições. Ótima professora e ótima técnica”, pontua. Foi por intermédio de Vanessa que Lucas passou a competir pela ABCC, há pouco mais de dois anos.

“A ABCC é um ótimo lugar para se tornar um profissional, pois dá todo o suporte necessário aos atletas”, elogia. No Complexo Esportivo da ABCC, ele treina três vezes por semana e, quando necessário, auxilia a professora.

Aos 16 anos de idade, Lucas cursa o segundo ano do ensino médio na Escola Joaquim Xavier de Brito, no bairro da Iputinga, e revela-se bastante satisfeito com seu atual momento: “Acredito que estou em uma das minhas melhores fases, pois tenho ganhado muitas competições”. Além do karate, Lucas pratica musculação e, nas horas de lazer, gosta de andar de bicicleta, jogar futebol e desenhar

VANESSA ARAÚJO
A garota de origem humilde do bairro do Barro, no Recife, encontrou no karate a chance que precisava para mudar a história da sua vida. Criada num ambiente hostil, Vanessa Araújo se agarrou ao esporte para valer e, depois de 32 anos, desde que foi apresentada à modalidade por um tio, a atual técnica da ABCC e da Seleção Pernambucana acumulou diversas conquistas nacionais e internacionais, como atleta ou treinadora.

Integrante da equipe de esportes da ABCC desde outubro de 2019, Vanessa ganhou facilmente a simpatia da garotada, que rapidamente se identificou com a sua trajetória. A experiência da comandante foi o trunfo em que a Associação apostou, visando a alçar voos mais altos dentro do karate, a exemplo da preparação realizada com Lucas Kauan.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon