Pontos de recarga para carros elétricos crescem em Pernambuco

(Foto: Fernanda Acioly)

O mercado de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno se comparado ao de veículos movidos a combustíveis, porém encontra-se em franca ascensão. De acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um crescimento de 115% na venda desse tipo de veículo, em comparação com o mesmo período de 2021. Para que a categoria se popularize, é preciso que haja mais pontos de recarga disponíveis aos proprietários desses modelos. É o que tem acontecido em várias capitais do País, inclusive no Recife e região metropolitana, que assiste à implantação de mais estações de carregamento para esse tipo de veículo, em várias localidades.

Um exemplo é o Plaza Shopping, em Casa Forte, que conta com duas estações para os clientes recarregarem seus automóveis elétricos ou híbridos enquanto fazem compras, refeições ou desfrutam dos serviços oferecidos pelo mall. Os equipamentos ficam no Piso E2 do Estacionamento Garagem e podem ser utilizados nos dias e horários de funcionamento do Plaza.

As estações disponibilizadas no Plaza são compatíveis com qualquer modelo de carro elétrico ou híbrido plug-in que possua padrão de carregamento Tipo 2. O equipamento oferece praticidade do manuseio e recarga com potência de 11 kW e possui dispositivos de segurança de acordo com os padrões internacionais. O tempo de carregamento varia de acordo com as características de cada modelo. Dois carros podem ser reabastecidos por vez. O uso dos equipamentos é gratuito.

Até o mercado imobiliário também está atento a esse movimento. A Incorporadora e Construtora OR já oferece carregadores elétricos veiculares aos moradores do Residencial Paradiso, na Reserva do Paiva, entregue em 2019, como também traz o item no Residencial Verano, com previsão de entrega da primeira fase para dezembro deste ano. Tendo como base a pesquisa e o perfil do morador do empreendimento, a OR adquiriu da NeoSolar e Grupo Moura, para o Paradiso, o carregador veicular EVlink, modelo adequado para uso residencial, diário, de fácil utilização e compatível com a maioria dos modelos de carros elétricos existentes no mercado brasileiro.

“O mercado hoje está cada vez mais atento à conservação do meio ambiente e por isso, nós atrelamos o material ao nosso produto. Hoje, os nossos clientes já identificam o carro elétrico como o futuro e faz com que isso se torne uma das nossas prioridades”, explica Pedro Pessoa, diretor da OR em Pernambuco. Segundo Pedro, o custo da recarga do veículo é cobrado diretamente ao condômino que usar o serviço. “A vaga é aberta para todos os moradores e visitantes e o carregador é abastecido com energia da Celpe. O condomínio cobra a taxa de utilização, através de um medidor que contabiliza os gastos, e o usuário paga apenas o proporcional ao seu uso”, detalha.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon