Prefeitura do Recife anuncia concurso público na área de saúde, com 300 vagas

Ao todo, são 306 vagas, para as mais diversas categorias profissionais que atuam no SUS. Desde 2021, mais de 2,5 mil profissionais aprovados em concursos foram nomeados. (Fotos: Edson Holanda/ Prefeitura do Recife)

A Prefeitura do Recife anuncia a abertura de novo concurso público e seleção pública voltados para profissionais da área de saúde, com a publicação dos editais prevista para a edição desta terça-feira do Diário Oficial do Município. Os certames oferecem um total de 306 vagas, das quais 212 são destinadas a diversas categorias profissionais de nível médio/técnico e superior, e 94 vagas são especificamente para Agentes Comunitários de Saúde na rede municipal da capital, sob gestão da Secretaria de Saúde. A responsabilidade pela organização do processo seletivo será do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

O período de inscrições estará aberto de 16/01/2024 a 20/02/2024, através do site www.ibade.org.br, onde também serão disponibilizados os editais. Conforme o cronograma estabelecido, as provas escritas estão programadas para os dias 10 de março, destinadas aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Saúde Ambiental e Combate às Endemias, e 17 de março, voltadas para as demais categorias profissionais de nível médio/técnico e superior.

Os certames abrangem a seleção de profissionais de nível superior, técnico e médio, contemplando diversas áreas da saúde. Entre as vagas, destacam-se 124 para médicos de diversas especialidades, 94 para agentes comunitários de saúde (ACS), 06 para agentes de saúde ambiental e endemias (Asaces), e outras para posições como técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, sanitaristas e profissionais de educação física.

Desde 2021, a Prefeitura do Recife já nomeou 2.558 profissionais aprovados em concursos, encerrando a necessidade de algumas categorias profissionais do concurso realizado em 2019. Além disso, cerca de 90 gestores, responsáveis pela administração de distritos sanitários e unidades de saúde, foram selecionados com base em critérios de competências e experiência, enquanto aproximadamente 130 estão em processo de seleção, com a implementação de metas para avaliação de desempenho.

Prefeito João Campos

“A gente está fazendo muito pela saúde, reformando unidade, construindo um hospital, expandindo nossa rede, mas vem aí uma notícia esperada. O edital do novo concurso vai estar publicado amanhã no Diário Oficial para pelo menos 300 vagas. E eu fecho um compromisso com vocês: no primeiro ato de nomeação, eu vou nomear no mínimo as 300 vagas”.

Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque

“Esse é mais um passo importante que damos no projeto de expansão da Atenção Básica para todo o território do Recife. Hoje, temos 63% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família e, como novos profissionais, além da requalificação e construção de novas unidades, poderemos atingir a meta de 100% da cobertura. Estamos investindo em infraestrutura, tecnologia, saúde digital e na qualificação de toda a rede, porém, nada disso terá efetividade se não fortalecermos o maior patrimônio do SUS, que são os seus recursos humanos”.
Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon