Prefeitura do Recife entrega laboratórios itinerantes de formação da Primeira Infância

Ação faz parte da programação da Semana do Bebê 2022, que conta com mais de 350 atividades e se estende até o próximo domingo (28). Novos equipamentos vão potencializar a capacitação técnica dos profissionais da educação (Foto: Rodolfo Loepert / PCR)

A Prefeitura do Recife entregou nesta terça-feira (23) dois laboratórios itinerantes de formação da Primeira Infância. Durante o ato, no Compaz Escritor Ariano Suassuna, o prefeito João Campos frisou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão com as novas gerações de recifenses, pois potencializa a capacitação técnica dos profissionais da área acerca de diversos temas relevantes, como: iniciação à leitura, alimentação saudável, fortalecimento de vínculos familiares, entre outros. O objetivo dos caminhões é chegar com estas ações nas comunidades, nas escolas, nas creches, em praças e descentralizar o atendimento. A iniciativa integra a programação da Semana do Bebê 2022, que segue até domingo (28) e conta com mais de 350 ações.

“Estes equipamentos são de muita qualidade. Quando a gente faz a aquisição e o planejamento destes laboratórios, embora pareça singelo, podemos passar para a cidade inteira que a primeira infância é algo concreto e prioritário para a cidade. E é prioritário não no discurso, mas nas nossas ações”, reforçou o prefeito João Campos. “Dentro da estratégia de fortalecimento de vínculos da primeira infância, da educação, da ampliação do acesso e melhoria da qualidade, não é possível fazer tudo apenas com uma frente. É muito complexo. Foi numa reunião dessas que surgiu o interesse de a gente poder se aproximar das pessoas e literalmente conseguir chamar atenção da cidade para a primeira infância”, completou.

Em um formato totalmente pioneiro, o laboratório é um espaço de atenção à Primeira Infância destinado para a formação dos profissionais da área e cuidadores acerca de diversos temas relevantes, como: iniciação à leitura, interatividade com a natureza, cuidado, afeto, alimentação saudável, práticas familiares, importância do brincar, entre outras atividades importantes no desenvolvimento integral das crianças. O Laboratório de Formação da Primeira Infância visa também a realização de formações de profissionais de Primeira Infância, bem como estender aos pais e cuidadores, para fortalecer a rede de cuidados com as crianças, além de orientar os profissionais em relação a construção de estímulos motores e sensoriais, apropriados para cada faixa etária.

O secretário de Educação, Fred Amancio, destacou o pioneirismo da iniciativa. “Hoje é um dia muito especial para a educação, mas especialmente para a primeira infância do Recife. Esses dois laboratórios itinerantes nasceram a partir de um primeiro projeto que inauguramos ano passado, que foi o laboratório de formação da primeira infância. A gente sentiu, a partir dessa primeira experiência, a importância de ter um equipamento que pudesse chegar nas comunidades, nas escolas, nas creches, nos equipamentos do Mãe Coruja. Enfim, em todos os lugares que trabalham com a primeira infância para poder oferecer formações”, comentou Fred Amâncio, secretário de Educação do Recife. “Estamos sendo pioneiros a nível nacional por ter um equipamento deste porte, onde podemos dar abrangência para todas as regiões da cidade”, acrescentou.

Os equipamentos são voltados para a formação dos técnicos, mas mães e pais presentes conferiram as instalações com seus filhos durante atividades lúdicas. Ingrid Oliveira, 26 anos, estava com seus dois filhos e teve nesta terça-feira o primeiro contato com os laboratórios – e a impressão não poderia ser melhor. “É algo totalmente novo, uma oportunidade de conhecer novas possibilidades para as nossas crianças. Nunca tinha tido contato com equipamentos assim. Deve proporcionar só coisas boas para a formação de todos”, exaltou.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon