Programa Confecção 4.0 irá elevar a produtividade das indústrias da confecção da RMR

(Do Senai-PE)

Com o objetivo de impulsionar a competitividade das indústrias da confecção localizadas na Região Metropolitana do Recife, o SEBRAE-PE e a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (ADEPE), em parceria com o SENAI-PE, estão lançando o programa Confecção 4.0 – Inovar para crescer. A iniciativa irá levar tecnologias da indústria 4.0 e consultorias focadas em lean manufacturing para dentro das confecções, com o objetivo de identificar entraves e aumentar a disponibilidade e a produtividade das linhas de produção. As indústrias interessadas em participar gratuitamente do projeto devem preencher o formulário disponível neste link: https://forms.gle/zn7Wk5FCToGyMPQn8, até o próximo dia 08 de maio. No total, 20 empresas de micro ou pequeno porte serão selecionadas para o programa.

Em linhas gerais, o projeto irá implantar sensores nas linhas de produção das confecções, com o objetivo de mensurar, em tempo real, dados relacionados à eficiência das máquinas e dos processos. As informações serão compiladas em uma plataforma que poderá ser acessada a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Com essas informações em mãos, os especialistas do SENAI-PE poderão sugerir aprimoramentos ao processo produtivo, a partir dos conceitos do lean manufacturing. A ADEPE e o SEBRAE-PE arcarão com todos os custos do projeto – da aquisição dos equipamentos necessários à realização das consultorias.

Segundo dados do SEBRAE-PE, a RMR reúne cerca de 25% dos pequenos negócios de confecções de Pernambuco, concentrados, principalmente, no município do Paulista. “Esse projeto visa inserir essas empresas no contexto da transformação digital, por meio de tecnologias inovadoras, como a internet das coisas e a computação em nuvem. O nosso objetivo final é garantir que essas empresas se tornem mais produtivas e, assim, mais competitivas”, explica o coordenador de Consultoria do SENAI-PE, Fábio Luna. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail fabio.santos@sistemafiepe.org.br ou pelo (81) 99933-6554.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon