Projeto Arte Delas, da Secretaria da Mulher do Recife, de volta ao Plaza Shopping

Iniciativa reúne o trabalho de 20 artesãs e expõe produtos como roupas, bijuterias, crochê e biscuit, comidas e objetos de decoração até maio

Dar visibilidade, estimular as vendas de artesanato e produtos feitos manualmente por mulheres atendidas pela Rede de Artesãs do Recife, da Secretaria da Mulher. Este é o objetivo do Projeto Arte Delas, que está de volta ao Plaza Shopping, em Casa Forte. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria da Mulher e a área de Responsabilidade Socioambiental do shopping, reúne o trabalho de 20 novas artesãs ao expor e vender produtos como roupas, bijuterias, crochê e biscuit, comidas e objetos de decoração. O público poderá conferir a iniciativa até o dia 18 de maio no Quiosque Socioambiental, situado no piso L4.

“A pandemia da Covid-19 afetou fortemente o emprego e a renda das mulheres brasileiras. No Recife, temos tomado medidas para minimizar esses impactos. O Projeto Arte Delas é uma alternativa segura diante da crise sanitária, que visa impulsionar a rede de artesãs e complementar a renda dessas mulheres”, afirmou Glauce Medeiros, secretária da Mulher do Recife.

Além de estimular a cadeia produtiva, a ação proporciona às artesãs a experiência de ter um ponto de venda físico, com atendimento ao cliente, reposição de produtos e fechamento de caixa, por exemplo. Todas as artesãs foram selecionadas para comercializarem na loja através de uma curadoria feita pelas secretarias da Mulher e da Cultura. Na primeira fase do projeto, em 2021, a loja Arte Delas reuniu o trabalho de 29 trabalhadoras.

“Para nós é uma satisfação receber o Projeto Arte Delas pela segunda vez e poder ofertar aos clientes a oportunidade de conhecer e adquirir artesanato direto de quem produz. Ceder o nosso quiosque para essas 20 mulheres promove um grande impacto na vida delas e de suas famílias. Além de gerar renda e divulgar o que produzem, o espaço também proporciona aprendizados na área de vendas, gestão e marketing”, comentou a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental do Plaza, Jakeline Soares.

Ao participarem da Rede de Artesãs do Recife, as mulheres têm acesso e informações sobre feiras de artesanato, cursos, organização produtiva e gestão de negócios. Além de garantir estandes nas feiras, a secretaria também acompanha as mulheres. Apesar da suspensão das feiras devido à pandemia, 25 novas artesãs foram cadastradas nos últimos meses, totalizando 388 mulheres inscritas.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon