Recife sedia concertos do 19º Virtuosi

A partir deste sábado (10), o Recife volta a integrar o roteiro musical do Virtuosi. A 19ª edição do festival traz como novidades, além da abertura no bairro da Bomba do Hemetério, zona Norte da capital, a expansão dos concertos para os países do Uruguai, Argentina e Chile. E ainda tem a 6ª edição do Virtuosi Diálogos. O 19º Virtuosi conta com o apoio da Prefeitura do Recife, e patrocínio do BNDES, Chesf, STN, Excelsior Seguros, e incentivo do Funcultura. A programação prossegue até o dia 19 de dezembro e é totalmente gratuita.

A abertura do 19º Virtuosi acontece na Bomba do Hemetério, a partir das 19h, ao ar livre, com a apresentação da Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia e a presença do Maestro Forró como solista. No período de 13 a 15 de dezembro, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam sedia o 6º Virtuosi Diálogos, que vai promover palestras com o jornalista Irineu Franco Perpétuo sobre o tema: “Aprendendo a ouvir Música Clássica”. Elas acontecem a partir das 10h e os interessados poderão se inscrever no site www.virtuosi.com.br.

Concertos – No domingo, dia 11, às 18h, inicia-se a TOUR NORDESTE do Virtuosi que leva o festival para Olinda, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Salvador. O concerto em Olinda será realizado no Convento de São Francisco e apresentará a violinista coreana/alemã Clara-Jumi Kang, uma das vencedoras do último Concurso Tchaikowsky realizado em 2015. Clara-Jumi Kang foi aluna do maior professor de violino da atualidade: Zakhar Bron. A violinista foi uma criança prodígio apresentando-se desde os cinco anos de idade como solista de orquestra sinfônica. Toca com um violino Stradivarius de 1708, “Ex-Strauss” cedido pela Fundação Samsung da Coréia.

A Tour Nordeste apresenta o Trio con Brio Copenhagen nos dias 14 em João Pessoa e 15 em Salvador, com ambos os concertos às 20h. O primeiro acontece na Sala Radegundis Feitosa da UFPB e o segundo no Museu de Arte Sacra da UFBA. Já o duo Rodrigo Ferreira & Ronan Khalil, contratenor e cravista, estarão se apresentando dia 14 em Natal (Teatro de Cultura Popular Chico Daniel) e dia 16 em Fortaleza (Auditório Dragão do Mar).

De volta ao Recife, a programação do 19º Virtuosi prossegue nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro, com concertos de câmara na Ordem Terceira de São Francisco, no centro do Recife, sempre às 19h. No dia 12, o Ensemble São Paulo & Luiz Afonso apresentam o CD “Quinteto para Clarinete & Cordas” com obras de Brahms, Reale e Escobar. No dia 13, o programa “A voz e o violino” apresenta a soprano Manuela Freua (SP) e o violinista americano Benjamin Sung com obras de Clarke, Williams, Kurtag e Villa-Lobos. A Orquestra Virtuosi de Pernambuco, sob a regência do Maestro Rafael Garcia, apresenta no dia 14 um concerto que será levado na tour internacional tendo como solistas o violista Rafael Altino e a violinista Clara-Jumi Kang. Finalmente, no dia 15, o duo Rodrigo Ferreira & Ronan Khalil se apresenta em Recife com o programa “Música por um Tempo”.

O Teatro de Santa Isabel abriga a Série Vicente Fittipaldi com apresentações nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, sempre às 20h. A programação no teatro se inicia com o recital da pianista russa/alemã Kristina Miller-Koeckert que executa um programa virtuosístico. No dia 17, será a vez de subir ao palco o pianista Victor Asuncion, grande artista já conhecido do público pernambucano. O festival se despede de Recife no dia 18, às 18h, com a apresentação do Trio con Brio Copenhagen.

A Tour Internacional que conta com o patrocínio do BNDES e incentivo do Funcultura será realizada de 16 a 19 de dezembro, em três países. Os concertos ocorrem dia 16, às 20h, na Sala VERDI, em Montevidéu; dia 18, às 18h, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires; e dia 19, às 19h30, no Conjunto Andrónico Luksic, na Universidad Católica de Santiago, no Chile.

virxix-cartaz-geral-1

Serviço:

Todos os concertos são gratuitos.

Informações: 3363-0138 www.virtuosi.com.br

 

RECIFE

BOMBA DO HEMETÉRIO

10 | SÁBADO 19h

GRANDE CONCERTO BNDES

“A Música Clássica na Periferia”

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

MAESTRO FORRÓ, solista

RAFAEL GARCIA, regente

ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DO RECIFE

12 | SEGUNDA – 19h

QUINTETO PARA CLARINETE & CORDAS

ENSEMBLE, SÃO PAULO

BETINA STEGMANN, violino

NELSON RIOS, violino

MARCELO JAFFÉ, viola

ROBERT SUETHOLZ, cello

LUIS AFONTSO MONTANHA, clarinete

13 | TERÇA – 19h

A VOZ & O VIOLINO

MANUELA FREUA, soprano

BENJAMIN SUNG, violino

14 | QUARTA – 19h

ORQUESTRA VIRTUOSI

RAFAEL GARCIA, regente

15 | QUINTA – 19h

MÚSICA POR UM TEMPO

RODRIGO FERREIRA, contratenor

RONAN KHALIL, cravo

VI VIRTUOSI DIÁLOGOS

MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Rua da União, 88, Boa Vista, Recife

13, 14 e 15 | 12 – 10h

APRENDENDO A OUVIR MÚSICA CLÁSSICA

Talks com Irineu Franco Perpétuo

Inscrição: www.virtuosi.com.br

TEATRO DE SANTA ISABEL

16 | SEXTA – 20h

O PIANO ROMÂNTICO I

KRISTINA MILLER-KOECKERT, piano

17 | SÁBADO – 20h

O PIANO ROMÂNTICO II

VICTOR ASUNCION, piano

18 | DOMINGO – 18h

TRIO CON BRIO COPENHAGEN

SOO-JIN, violino

SOO-KYUNG HONG, cello

JENS ELVEKJAER, piano

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon