Assine

ACP leva projeto de cooperação internacional ao município de Xexéu
Roberto Alves

ACP leva projeto de cooperação internacional ao município de Xexéu

Publicado em 10/08/2021 por Roberto Alves Bezerra Júnior às 18:09
Por sediar este projeto piloto, Xexéu será a primeira cidade no Brasil a implantar a tecnologia GST (Green Soils Technologies)

O município de Xexéu, na Mata Sul de Pernambuco, receberá 1,0 km de asfalto ecológico. O reconhecimento do local foi pauta do encontro, na última sexta-feira (06), entre membros da diretoria da Associação Comercial de Pernambuco (ACP) e o prefeito da cidade, Thiago de Miel. Na área, serão realizados testes e análises do laboratório de topografia e estradas da Escola Politécnica de Pernambuco, a POLI/UPE.

Estiveram presentes na visita ao município de Xexéu, o presidente da ACP, advogado Tiago Carneiro, o primeiro secretário da entidade, o engenheiro Marlos Macedo, além do representante do Grupo DP no Brasil, Sérgio Arruda, e a pesquisadora da Universidade de Pernambuco (UPE) e doutora em engenharia civil, Márcia Macedo.

Por sediar este projeto piloto, Xexéu será a primeira cidade no Brasil a implantar a tecnologia GST (Green Soils Technologies), material a base de bioenzimas, na infraestrutura viária para uso imediato da população. O equipamento tem características revolucionárias no campo da construção de estradas e vias, podendo ser entregue para uso em apenas 72 horas do início da execução da obra.

Com capacidade de suportar o trânsito de veículos com até 6 toneladas por eixo, o custo de implantação, estima-se, ser 1/3 de qualquer manta asfáltica instalada em território nacional. O bairro de Campos Frios será o celeiro das pesquisas em engenharia, contando com o envolvimento de cientistas brasileiros e europeus.

O protocolo de intenções do convenio de cooperação técnica entre a POLI/UPE, Grupo DP de Portugal, ACP e Prefeitura do Município de Xexéu, foi assinado nesta segunda-feira (09/08) na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE), e contou com a presença de seu diretor, Prof. José Roberto Cavalcanti, o presidente da Associação Comercial de Pernambuco – ACP, Tiago Carneiro, o Prefeito do Município de Xexéu, Thiago Gonçalves e o Presidente do Grupo DP, Carlos Campos.

Na oportunidade, estiveram presentes também, o primeiro-secretário da ACP, o engenheiro Marlos Macedo, o vice-diretor da POLI/UPE, Prof. Alexandre Gusmão, a diretora da SECTI/PE, Profa. Emília Rabbani, a coordenadora do Convênio, Profa. Márcia Macedo, o assessor de relações internacionais da POLI/UPE, Prof. Ruben Benante e os Secretários da Prefeitura de Xexéu, Senhores Diego Moreira(ADM), Nicolas Bernardo(Gov.) e Cleiton Emanuel(Obras).

“Essa parceria com a UPE e a ACP tem o intuito de interiorizar o desenvolvimento, com projetos de infraestrutura nos municípios, para que tenham condições positivas e favoráveis para receber novos investimentos, que resultem em melhoria na qualidade de vida da população. O primeiro município qualificado para parceria será o de Xexéu, que receberá 1km de asfalto ecológico do Grupo DP, cuja área foi muito bem escolhida pelo prefeito Thiago de Miel”, destacou Tiago Carneiro.

“Xexéu recebe esse projeto com esperança de trazer dias melhores para a população. É um importante projeto para a comunidade, tenho certeza de que vai ser um sucesso. Tem todo o nosso apoio”, pontuou o prefeito de Xexéu, Thiago de Miel. Já o presidente do Grupo DP, Carlos Campos enfatizou a importância de o projeto ter sido iniciado no município de Xexéu e no Estado de Pernambuco.

“Ter uma parceria dessa, internacional, junto com um município, com a universidade e a Associação Comercial de Pernambuco é trazer para a sociedade uma qualidade de vida cada vez melhor”, concluiu José Roberto Cavalcanti, da POLI/UPE.

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »