Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Startup Mooh!Tech desenvolve um passaporte digital de profilaxia

Uma discussão em alta no mundo inteiro é sobre a necessidade de comprovantes de vacinação para a retomada com mais segurança das viagens entre países e até mesmo para a volta mais forte dos eventos presenciais, com público. Neste segmento, uma solução tecnológica com um pouco do DNA de inovação pernambucano ganhou recentemente um grande aporte financeiro para ser desenvolvida. Criado pela startup fraco-brasileira Mooh!Tech, o Chronus i-Passport é uma multiplataforma para ajudar a gestão pública e privada no controle e disseminação do vírus. Hoje com sede em Paris e escritórios em Nova Iorque, São Paulo e Brasília, a empresa, que recebeu recentemente aporte de US$ 26 milhões, nasceu no Porto Digital.

“Somos o primeiro passaporte (carteira de vacinação digital) desenvolvido no mundo (desde 2013). Nossa tecnologia é a base de todos os passaportes de Covid-19 utilizados hoje no mundo. Já temos clientes privados pagantes no Brasil, temos tecnologia que garante a inviolabilidade e certifica a identidade do usuário. Somos um passaporte desenvolvido para registro de vacinas de qualquer parte do mundo, uma solução com alto poder de escalabilidade, pois temos modelo que garante a democratização de acesso a camadas mais pobres da sociedade”, afirma o CEO da Mooh!Tech, Everton Cruz.

Ele explica que a ferramenta é usada no um apoio da gestão da pandemia e no reforço à segurança sanitária tanto pelo poder público, como por clientes privados. “A Moohtech tem sido adotada por novos municípios e estados brasileiros e também por empresas privadas que desejam contribuir com o bem estar sanitário dos colaboradores e  da comunidade, estamos avançando para permitir a volta de todo tipo de evento (corporativos, esportivos e festivos) com total segurança e países da América Latina também tem mantido contato para adotar nossa solução”, afirma o CEO.

Em Pernambuco cidades como Afogados da Ingazeira e Cortês já utilizam a solução.  Municípios como Maragogi (AL), Guarujá, em São Paulo, os governos do Distrito Federal e de Mato Grosso. Muitos contratos estão em vias de fechamento como o Ceará, a Paraíba, além das cidades de Olinda, Paulista e Goiana. “A solução mantém um cadastro ativo de pessoas vacinadas e testadas, identificando pessoas e regiões onde a política de vacinação está tendo uma boa adesão e contribuindo assim para o direcionamento da gestão sanitária local. Ao mesmo tempo que a solução se torna um grande fator de ajuda por manter as vacinas atualizadas e a população pedagogicamente consciente da importância, pois a solução será utilizada para condicionar e permitir acesso, demonstrando de maneira prática a importância de cuidar da própria saúde. O Chronus iPassport serve para registro de todas as vacinas e não apenas da Covid-19 e também pode ser inserido na solução as informações sobre atendimentos médicos e outros”.

A solução deve ser utilizada em breve para aumentar a segurança dos eventos esportivos. Nos dias 21 e 22 de julho, por exemplo, haverá um evento teste do Estado de SP na cidade de Santos para 2 mil pessoas. A startup aguarda autorização do Governo de Pernambuco para realizar um teste no Estado em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol também.

Uma parceria fechada recentemente pela startup foi com a Predikta, uma tecnonologia desenvolvida por pesquisadores da USP e tem por base fazer a detecção da Covid-19 e de outras patologias com uso de imagens termodinâmicas. “A Predikta junto com o Chronus será um ponto de checagem e entendimento de como as doenças infectocontagiosas agem no corpo e esse resultado (diagnóstico) será registrado no Chronus e poderá ser lido diretamente por QR Code pelo sistema de saúde e pelo médico do paciente que optar por ter esse registro atualizado na solução. A Predikta agrega inteligência artificial diagnóstica nos ajudando a prever possíveis problemas sanitários antes mesmo do surgimento em larga escala”, explica o CEO.

Neste segundo semestre a empresa prevê a abertura de um escritório no Nordeste, mas não tem ainda uma praça definida. A expectativa é de que no seu retorno para a região, a Mooh!Tech se instale no Recife, em Fortaleza ou em Salvador.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon