Suape apresenta programas de inovação e de sustentabilidade no Nordeste Export 2022

O evento reune as principais lideranças do setor portuário para debater investimentos no transporte ferroviário e a redução de custos por meio de iniciativas verdes, entre outros temas relevantes

O Complexo Industrial Portuário de Suape se junta às principais lideranças ligadas à logística e infraestrutura portuária da região e do País no Fórum Regional Nordeste Export 2022. O evento começou ontem e termina hoje (26), em Salvador, capital baiana, em formato híbrido. O público em geral poderá acompanhar os debates, gratuitamente, pela web.

Destaque na programação, o Porto de Suape participará do painel “Revolução energética e iniciativas verdes e seus benefícios na redução de custos”, às 14h de terça (26). O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal portuária, Carlos Cavalcanti, será um dos palestrantes. O diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão; o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros; e o gerente de Inovação, André Lenon Silva, integram a comitiva do atracadouro pernambucano. Na ocasião, serão abordadas questões como a agenda ESG (sigla em inglês para governança social, ambiental e corporativa) e sua colaboração para garantir maior sustentabilidade no atendimento às demandas da sociedade e os desafios enfrentados pelo setor para atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), como a construção de embarcações que possam receber combustíveis renováveis, entre outros temas.

O programa de inovação da empresa também será destaque no evento com a apresentação do App Suape, lançado em janeiro deste ano, pelo gerente de Inovação, André Lenon Silva. O aplicativo reúne informações sobre tráfego marítimo, operações portuárias, relação das empresas instaladas no território, notícias da estatal e uma gama de outros elementos. Além de todas as informações do porto em tempo real, disponibiliza dados dos projetos socioambientais da estatal, desenvolvidos sob a ótica das boas práticas ESG.

PRIMEIRO DIA DE EVENTO

No primeiro dia de atividades, a comitiva do Porto de Suape participou de uma série de visitas a equipamentos voltados à inovação, tecnologia, logística e infraestrutura de operações portuárias em Salvador, capital da Bahia. Durante esta segunda-feira, o grupo, comandado pelo diretor-presidente do complexo, Roberto Gusmão, e pelo diretor de Desenvolvimento de Negócios, Luiz Barros, conheceu diversas instalações na cidade, onde tiveram a oportunidade de interagir com representantes dos principais portos do Nordeste e trocar experiências. A programação do dia contou, ainda, com a solenidade de abertura do evento, realizada no Novotel Rio Vermelho, com participação do ministro da Infraestrutura, Sr. Marcelo Sampaio.

O primeiro ponto de parada foi o Senai Cimatec, instituição que é referência nacional em educação, pesquisa, inovação, manufatura e tecnologia. No fim da tarde, os representantes de Suape tiveram a oportunidade de visitar o Hub de Inovação localizado no Terminal de Passageiros do porto da capital baiana. O espaço proporciona mentoria, organiza startups e conecta pessoas com o intuito de fomentar o empreendedorismo e a inovação. Trata-se do primeiro coworking portuário do mundo, que funciona como um centro de inovação e ponto gravitacional da economia criativa de Salvador. “Hoje nós tivemos a oportunidade de conhecer laboratórios de última geração e de saber o que está sendo desenvolvido em relação a soluções de inovação e tecnologia para o setor portuário. Essa troca de experiências nos permite observar novas possibilidades para melhorar nossas operações”, pontuou o diretor-presidente de Suape, Roberto Gusmão.

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios de Suape, Luiz Alberto Barros, o ponto alto da programação desta segunda foi o contato com a tecnologia de ponta do Senai Cimatec. “O dia foi muito produtivo em todas as visitas, mas ficamos muito impressionados com os laboratórios do Senai, principalmente com as áreas de prototipagem avançada dos produtos que estão sendo desenvolvidos, como equipamentos que fazem inspeção autônoma em poços de petróleo e em cascos de embarcações, em parceria com empresas públicas e privadas, além das infinitas possibilidades de soluções tecnológicas para o setor portuário”, destacou.

O evento pode ser acompanhado no link https://www.youpro.live/webinar/nordeste-export-2022.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon