Suape lança Sistema Agroflorestal para gerar alimentos para comunidades

Projeto contempla a Zona de Preservação Ecológica do atracadouro, que representa 59% do território ocupado pela estatal pernambucana

No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente da empresa, o Complexo Industrial Portuário de Suape lançou o projeto Sistema Agroflorestal, com o objetivo de promover práticas sustentáveis nas áreas da Zona de Preservação Ecológica (ZPEC). O anúncio ocorreu durante um evento realizado no auditório da sede da estatal e contou com a presença do diretor-presidente, Marcio Guiot, diretores e colaboradores do porto, líderes ambientais, representantes das comunidades locais e empresas parceiras do complexo. As atividades da semana continuam nos dias 6 e 7, terça e quarta-feira, respectivamente.

“A sustentabilidade está no centro das nossas estratégias. Vamos ter as Agendas Verde, Amarela e Azul, que contemplam, de maneira geral, as pautas da empresa. Nesta semana tão importante para a sociedade, em que as empresas e órgãos públicos param para refletir sobre os impactos ao meio ambiente, enfatizamos nosso compromisso com o desenvolvimento econômico sustentável”, declarou Marcio Guiot.

Os sistemas agroflorestais consistem em uma abordagem de uso da terra que combina diferentes tipos de cultivos, incluindo árvores, arbustos, plantas frutíferas, madeireiras e adubadoras, em uma mesma área e ao longo do tempo. Essa iniciativa busca enfrentar o desafio de implementar práticas sustentáveis em áreas da Zona de Preservação Ecológica, onde o modelo produtivo e o estilo de vida das comunidades devem estar em harmonia com a natureza, permitindo a promoção de práticas sustentáveis sem causar danos ao bioma. O programa engloba áreas de terra com características ambientais variadas, onde é possível a convivência humana, incluindo o uso residencial, através da utilização da terra associada aos sistemas agroflorestais, com estratégias para recuperação ambiental e desenvolvimento da agricultura familiar.

“Hoje o dia foi voltado para a economia verde, que tem tudo a ver com a Mata Atlântica, com mangue e com a restinga. Além da entrega dos últimos 80 quintais ecoprodutivos às comunidades do território estratégico da estatal, lançamos o Sistema Agroflorestal na Zona de Preservação Ecológica, que é mais um trabalho que se tornará realidade em consonância com nossa agenda ambiental”, ressaltou o diretor de Sustentabilidade de Suape, Carlos Cavalcanti.

QUINTAIS
Em celebração à Semana do Meio Ambiente, a estatal promove, em três dias de evento, agendas que trazem as pautas relacionadas ao desenvolvimento sustentável do complexo. Com o tema “Suape na rota da descarbonização”, o atracadouro celebra a data, comemorada mundialmente, com importante entrega às comunidades do território, a exemplo dos quintais ecoprodutivos. O evento aconteceu, na manhã desta segunda-feira (5), no Habitacional Nova Vila Claudete, no Cabo de Santo Agostinho, onde Suape mantém um Laboratório de Ecotecnologias. Com a entrega, o atracadouro formaliza a finalização do contrato com a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, instituição contratada para viabilizar 300 quintais para as comunidades de 7 municípios do território estratégico de Suape (Cabo, Escada, Ipojuca, Moreno, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém). A ação tem por objetivo garantir a segurança alimentar e fomentar a geração de renda de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

AGENDA AMARELA

Hoje (dia 6), das 9h às 12h, serão realizadas diversas palestras como parte da Agenda Amarela. O evento terá início com a apresentação do programa Carbono Neutro de Suape, conduzida pelo matemático com doutorado em economia ambiental, Sérgio Margulis. Outro tópico abordado será a WayCarbon/ICLEI, com a palestra ministrada por Rodrigo Corradio, secretário-executivo adjunto do ICLEI América do Sul. Em seguida, às 10h30, o professor Rômulo Simões, agrônomo e mestre em Fertilidade do Solo, irá discutir sobre os dados estimados do estoque de CO2 em Suape através da APNE. Na sequência, haverá uma apresentação de Oziel Alves, diretor de Inovação e Tecnologia Industrial do Senai, seguido por Ariel Freitas Leite, que abordará o tema de economias regenerativas com o uso de Blockchain, uma tecnologia que valida transações de forma segura e eficiente, como as moedas comunitárias. A manhã será encerrada com uma roda de diálogo.

AGENDA AZUL

No último dia do evento, dia 7, será lançada a terceira edição do Selo Terminal Amigo dos Oceanos, em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho). Essa iniciativa faz parte da Agenda Azul e tem como objetivo incentivar as boas práticas ambientais dos terminais arrendatários do porto organizado. Serão avaliados 22 critérios que abrangem a gestão ambiental portuária, incluindo o uso de água e energia, além de práticas para combater o descarte de lixo no mar.



Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon