Assine

Pesquisa: 20 cidades com melhor qualidade de vida do Nordeste

Pesquisa: 20 cidades com melhor qualidade de vida do Nordeste

Publicado em 16/02/2021 por Revista algomais às 5:00

No Vale do São Francisco, Petrolina foi apontada como a cidade com maior qualidade de vida do Nordeste, segundo estudo Desafio da Gestão Municipal 2021, elaborado pela Macroplan. Na lista dos 20 destaques da região entraram no ranking Caruaru (7º), Recife (10º), Paulista (15º), Olinda (18º) e Jaboatão dos Guararapes (20º).

A classificação leva em conta aspectos relacionados à educação, ao saneamento e à sustentabilidade, à segurança e à saúde.

Ao se olhar para o ranking nacional, apenas Petrolina aparece entre as 50 melhores do País, ficando na 48ª posição. Segundo o relatório: “O município ganhou 19 posições na década e perdeu 4 posições na comparação com o último ano. Entre as quatro áreas analisadas, Petrolina teve sua melhor posição em Educação: 33ª posição. A posição nas outras áreas foi: 36ª em Saneamento e Sustentabilidade, 78ª em Saúde e 81ª em Segurança. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em 2 áreas, e perdeu posições em 2 áreas: Educação (+22 posições); Saúde (-12 posições); Segurança (-14 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (+35 posições)”.

Já o Recife surgiu apenas na 71ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). Em uma década, o município perdeu 10 posições, sendo a baixa de 2 posições apenas na comparação com o último ano. “Entre as quatro áreas analisadas, Recife teve sua melhor posição em Saúde: 62ª posição. A posição nas outras áreas foi: 67ª em Segurança, 69ª em Saneamento e Sustentabilidade e 75ª em Educação. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em 2 áreas, e perdeu posições em 2 áreas: Educação (-13 posições); Saúde (+1 posição); Segurança (+19 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (-15 posições).”, revelou o relatório.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »