Assine

Inovação em empreendimentos imobiliários ganha espaço no interior

Inovação em empreendimentos imobiliários ganha espaço no interior

Publicado em 12/01/2022 por Revista algomais às 4:11

Já pensou abrir as janelas de casa, ouvir os sons da natureza e respirar ar puro? Um ambiente com biodiversidade de espécies, promovendo a redução das ilhas de calor (diminuindo as temperaturas) e aumento da umidade do ar, trazendo a natureza para perto em um espaço urbano? Essa é uma realidade em grandes centros e já se observa ações pontuais em municípios do Interior pernambucano, a exemplo de Caruaru, no Agreste.

Uma pesquisa realizada pela P4US, empresa especializada em comportamento/place branding, sobre o impacto da Covid-19 trouxe alguns aspectos relacionados a mudanças na relação com a moradia como o home office, entretenimento virtual, saúde física. Outros não tão relacionados com moradia, mas que impactam na hora de escolher qual imóvel morar são o consumo sustentável, salubridade do local e relação corpo, mente e bem-estar. Atentos a essa demanda, empresários trazem propostas diferenciadas ao mercado caruaruense.

Oásis Home Park – A proposta do condomínio foi pensada de modo a atender as demandas apontadas por meio de um diagnóstico realizado junto às imobiliárias de Caruaru que indicou natureza aliada à área de lazer como um dos principais pontos para compor a habitação ideal. Por isso, tem projeto assinado por um dos maiores paisagistas do país, Benedito Abbud, que tem mais de 50 anos de carreira e ganhou diversos prêmios nacionais.

Um projeto com integração entre o urbano e o humano, com o resgate de bons momentos, priorizando a saúde física e mental por meio de formas inovadoras de se construir. “Muita vegetação, muitas frutas, áreas de sombra e áreas de playground, que promovam um lazer muito próximo da moradia”, destaca Benedito Abbud.

Abbud trouxe para o empreendimento o conceito de Parque Linear com árvores floríferas de diversas espécies, proporcionando que as ruas permaneçam floridas a cada estação: um exclusivo e extenso parque no meio do condomínio, formando uma grande linha de área verde arborizada. Ou seja: “é trazer a natureza para dentro da arquitetura”, como definem as arquitetas responsáveis pelo projeto de interiores do Oásis Home Park, Lorena Pontual e Elza Mendonça.

Já o projeto arquitetônico foi assinado pela referência regional Juliano Dubeaux, que trouxe “ruas largas, dedicadas ao verde, com inovações estéticas, que visam à qualidade de vida, com orientação para a nascente, com eco eficiência, circulações fluidas e áreas de lazer descentralizadas” (distribuídas por todo o condomínio), pista de cooper, ciclovia, fonte com espelho d’água, equipamentos de recreação Infantil e outros.

Traz ainda diferenciais como Home Club com Bar Terraço, Espaço Gourmet com Wine Bar, Sala de Cinema, Pool House, vários espaços para prática esportiva, Playground, Salão de Festas localizado ao lado da portaria principal – com acesso dos convidados e estacionamento exclusivo na área externa do condomínio, Coworking, espaço pet, entre outros. “Observamos o que já existia em condomínios da cidade e tentamos trazer uma série de diferenciais para realmente nos posicionar como um dos mais destacados”, pontua o engenheiro Fellipe Arruda, sócio da Unique Construtora, responsável pelo empreendimento.

Alameda – Construir de forma sustentável, aproximando a população e a natureza, com a redução do uso de materiais e de produção de lixo, com ambientes de preservação e contemplação e outros pontos fazem parte do conceito de gentileza urbana, criado por Ricardo Cardim e propagado por arquitetos urbanistas empenhados em promover meios para uma melhor qualidade de vida urbana, que gere benefícios a curto e a médio prazo.

As construções verticais também têm tido esse olhar para o meio ambiente, com a criação de espaços verdes, com o objetivo de gerar a integração entre a cidade e a natureza. Exemplo disso, também em Caruaru, é o Alameda Unique, que entregou uma praça pública à população antes mesmo de concluir a construção do empreendimento imobiliário, que segue em obras e traz outras ações de preocupação com o meio ambiente e social, a exemplo de ponto de abastecimento para carro elétrico, espaço para dar banho em pet e uma alameda aberta com mall para circulação não restrito a moradores.

Promover iniciativas que gerem melhor qualidade de vida através de ações integradas que tornem o ambiente convidativo, com atrações itinerantes como opção de lazer/ atividades recreativas para as pessoas dos arredores, a exemplo de áreas para crianças (como parquinhos) e adultos (como espaços para a prática de atividades físicas, espaços para contemplação com bancos e outros) e/ou eventos que impactam positivamente o cotidiano da vizinhança estão presentes em empreendimentos como a praça da Unique (Maria José Lyra), no Bairro Universitário. No local, já foram realizados eventos como desfile de pets, exposição de carros antigos e exposição de artesãos do Alto do Moura.

Com 3 mil metros quadrados, a praça é arborizada com árvores das espécies Pau Ferro, Sibipiruna, Espatódea e Felício e conta com uma irrigação subterrânea que usará água de reuso dos apartamentos do Alameda Unique. Conta ainda com área para apresentações culturais, prática de exercícios, espaço para crianças e um parque para pets, além de ruas do entorno com pisos diferenciados e iluminação de LED.

A praça faz parte do Alameda Unique, empreendimento que terá duas torres ligadas à praça por meio de uma rua coberta, com um mix de lojas e um hub urbano, um espaço para que as pessoas possam aproveitar um momento de descanso e descontração.

Para o engenheiro Bruno Ordonho, um dos sócios da Unique Construtora, responsável pelo equipamento, é fundamental pensar no efeito de um empreendimento para a cidade logo na sua concepção. “A forma como um empreendimento é concebido na Unique parte do princípio de como ele vai impactar positivamente a cidade, pois sempre pensamos de que forma a gente pode melhorar a experiência da cidade em relação às nossas construções”, explica.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »