Assine

Parque de Esculturas ganha iluminação e terá segurança 24h

Parque de Esculturas ganha iluminação e terá segurança 24h

Publicado em 15/03/2021 por Revista algomais às 4:00
Atrativo turístico reconhecido internacionalmente, o Parque ganhará iluminação cênica e segurança 24h. Programação de aniversário contou ainda com início das obras de um novo parque nas Graças, ampliação da vacinação e campanha para doação de alimentos. FOTOS: Rodolfo Loepert / PCR

Entre os anúncios da Prefeitura do Recife para celebrar os 484 anos da cidade, o prefeito João Campos se comprometeu com a preservação e valorização do Parque de Esculturas Francisco Brennand, que fica em frente à Praça do Marco Zero, no Recife Antigo. O atrativo turístico recebeu uma nova iluminação cênica e receberá segurança 24 horas do local.

“A gente inaugura o primeiro módulo da iluminação do Parque das Esculturas. A partir de abril, começa uma equipe com oito pessoas trabalhando 24 horas para fazer a segurança do parque. Também será instalada uma câmera, ainda neste mês, que vai fazer a vigilância específica do Parque das Esculturas, esse grande patrimônio da nossa cidade, que a gente tem todo o carinho e compromisso de cuidar e preservar”, destacou João Campos.

A nova iluminação cênica do Parque das Esculturas vai ser feita por oito projetores instalados desde o Marco Zero, dando protagonismo à Torre de Cristal na paisagem noturna de um dos mais simbólicos cenários do Recife. A iluminação é acionada de forma remota. O projeto foi realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Outra novidade é que a Prefeitura do Recife articulou junto ao Porto do Recife a instalação de segurança 24h todos os dias da semana a partir do próximo mês. Também será feita, através da Secretaria de Segurança Cidadã, a colocação de uma câmera com infravermelho e com monitoramento 24h.

Diretora-presidente da Oficina Brennand, Mariana Brennand, comemorou a volta da Torre de Cristal à paisagem do Recife à noite. “Esse momento é muito simbólico e importante, de trazer luz a esse monumento. Acho que hoje é um dia muito importante, no aniversário da cidade, marca o compromisso do prefeito, honrando o comprometimento dele com a preservação desse patrimônio histórico, a recuperação dele, a vigilância. Então, acho que hoje é um dia lindo, de muita emoção e muita esperança. É muito bom poder ver o Parque das Esculturas iluminado depois de tanto tempo e poder saber que esse é só o início. Agora, a gente vem com a recuperação do parque, segurança, iluminação e segurança. Estamos muito felizes”, comemorou.

O Parque das Esculturas é também fonte de renda para trabalhadores que atuam na área do Marco Zero. É o caso dos barqueiros que realizam diariamente a travessia de turistas e recifenses que desejam ver de perto este que é um dos atrativos turísticos recifenses reconhecidos mundo afora. Em uma parceria da Prefeitura do Recife com a Copergás e a Recria (Brasil) os barqueiros cadastrados para travessia do Marco Zero-Parque das Esculturas irão ganhar equipamentos de segurança (colete), camisa UV, boné e ainda reparos e pintura em seus barcos. A articulação tem como objetivo valorizar o serviço destes profissionais que também representam a cadeia produtiva do turismo na cidade.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »