Assine

Mais Vida nos Morros revitaliza mais uma comunidade

Mais Vida nos Morros revitaliza mais uma comunidade

Publicado em 30/11/2021 por Revista algomais às 4:00
O programa da Prefeitura do Recife realizou pintura de fachadas em 90 casas, levou novos ares para a praça da Rua David Nasser, na Iputinga e transformou a área em uma galeria a céu aberto. Foto: Fotos: Marcos Pastich/PCR

Mais cores e protagonismo cidadão no bairro da Iputinga, nova comunidade beneficiada pelo programa Mais Vida nos Morros. Neste final de semana, a Secretaria Executiva de Inovação Urbana (SEIURB) entregou a praça da Rua David Nasser totalmente requalificada e pintou a fachada de 90 residências.

“A gente está aqui na rua da Praça que recebeu intervenção do programa de inovação urbana da nossa gestão. Então todas as casas foram pintadas em parceria com os moradores e a praça foi requalificada, colorida, pintada, está com novos equipamentos de lazer. É assim que a gente vai transformando o Recife, conversando com as pessoas e fazendo continuamente. É mais uma ação da Secretaria de Inovação Urbana e do Mais Vida nos Morros”, comentou João Campos na ocasião.

A visita do prefeito começou na Avenida Caxangá, onde uma parceria com o Colorindo o Recife, também desenvolvido pela SEIURB, levou beleza e alegria para os nove pilares do viaduto existente na área. Foram as mãos e o talento dos artistas César Éter, França e Glauber Arbos que ajudaram a transformar a Iputinga em uma grande galeria a céu aberto. Já na Rua David Nasser, os trabalhos do Mais Vida nos Morros duraram 120 dias úteis e incluíram a pintura das fachadas externas de 90 casas, além da requalificação da principal área de lazer da comunidade: a pracinha localizada no final da Rua David Nasser.

O espaço foi todo revitalizado e agora conta com sete pequenas áreas distintas, cada uma com o objetivo de beneficiar diferentes públicos, de todas as idades. Todos os serviços de infraestrutura foram realizados a partir de uma parceria com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (EMLURB). O parque infantil foi requalificado e ganhou três novos brinquedos (gangorra para primeira infância, um conjunto de tocos coloridos e o arco íris – conjunto de arcos). Além disso, houve troca da areia e o espaço recebeu um reforço na iluminação em LED. O parquinho passou a contar ainda com três bancos e pinturas lúdicas para despertar a imaginação da criançada.

Já o campinho foi contemplado com a instalação de dois novos refletores, troca da areia e recuperação das barrinhas. O terceiro espaço da pracinha é a área de piquenique, que ganhou dois conjuntos de mesa, nova iluminação, papeleira e complementação de instalação do piso. A quarta área, chamada “Movimente-se”, é um convite para que as pessoas larguem o sedentarismo e aproveitem para se mexer. O espaço contou com a recuperação de duas pranchas de exercício, e implantação do módulo de ginástica Boa Forma, instalado pela Secretaria de Esportes.

A quinta área da pracinha é um estímulo para imaginação e foi o lugar escolhido para a instalação do “Banco Doido”, uma peça de mobiliário urbano que combina brincadeira e descanso, onde as crianças podem explorar o espaço entre descidas e subidas. Os dois últimos espaços são a área de estar e conversa, com três conjuntos de mesas e bancos e o jardim.

O programa Colorindo o Recife, da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, também esteve presente na praça da Rua David Nasser, colorindo uma área de mais de 215 metros com arte urbana. Os 10 murais foram criados a partir da escuta dos moradores e dos artistas envolvidos, que participaram de oficinas e reuniões comunitárias. Os responsáveis por trazer mais cor e vida para o local são os artistas César Éter, Fábio Maia Cartunista, Mila Barros, Gabriel NK, Alado Rufino, Charada, Cardeal, Florim, Luther e Luciano Ferreira. A execução dos serviços do Mais Vida nos Morros na Iputinga contou com a parceria da Emlurb e a celebração pela finalização dos serviços teve o apoio da secretarias de Saúde, Esportes, Turismo, Segurança Cidadã e CTTU.

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »