Reabilitar..">
Reabilitar.."> Projeto Cultural desenvolve reabilitação de centros urbanos - Algomais
Assine

Projeto Cultural desenvolve reabilitação de centros urbanos

Projeto Cultural desenvolve reabilitação de centros urbanos

Publicado em 14/09/2021 por Revista algomais às 19:08

Reabilitar os centros urbanos das grandes cidades brasileiras que passam por processos de esvaziamento e degradação em função da forma de ocupação e crescimento. Esse é o objetivo do Projeto Cultural para Reabilitação de Áreas Centrais, construído pelo Porto Digital e apoiado pelo BNDES, que visa a desenvolver modelagens econômico-financeiras e legal-jurídicas, com base no modelo aplicado no Centro do Recife, num projeto piloto que poderá ser reaplicado em outras cidades brasileiras.

E para pensar os centros das cidades trazendo vivências, experiências e olhares distintos para o debate, o Projeto Cultural realiza o 1° Seminário Internacional de Reabilitação de Áreas Centrais. O evento, em plataforma online e gratuito, acontece nos dias 29 de setembro e 1º, 4, 6, 8 e 11 de outubro, e se propõe a ser um espaço de troca e aprendizado sobre as complexidades que envolvem a reabilitação dos centros urbanos no contexto brasileiro e internacional.

As inscrições para o seminário podem ser realizadas em bit.ly/inscricaoseminarioareascentrais.

SEMINÁRIO

Entre os temas, o seminário apresenta a ‘Reabilitação de Centros Urbanos’, com discussões sobre o case ‘Distrito de Inovação 22@’, um dos mais destacados exemplos de transformação de uma cidade. O projeto Distrito de Inovação 22@ teve início no ano 2000 e está transformando 200 hectares de área industrial em um distrito inovador de Barcelona, oferecendo espaços para a concentração estratégica de atividades intensivas em conhecimento. A palestra será ministrada pelo arquiteto e urbanista catalão Joaquim Sabaté.

Outro tema, ‘Uso Habitacional, Gentrificação e Contexto Pandêmico’, também será discutido no 1° Seminário Internacional de Reabilitação de Áreas Centrais. Ministrada pelo arquiteto e urbanista Nabil Bonduki, a palestra vai tratar alternativas habitacionais em áreas centrais, destacando os desafios e as oportunidades na inserção do uso residencial, através de diferentes públicos-alvo, modalidades de atendimento e tipologias arquitetônicas.

Além da realização de seminários internacionais, as atividades para o modelo de reabilitação de áreas centrais também irão englobar o detalhamento do modelo de referência, a definição do perímetro, a consolidação de metodologia, seleção de modelo de gestão, desenvolvimento de diretrizes e apresentação de resultados, com foco na reabilitação urbana de área do bairro de Santo Antônio, no Recife.

O apoio para desenvolver as modelagens do projeto será de R$ 2,75 milhões, e ocorre no âmbito da Linha BNDES Fundo Cultural. “Ao conseguirmos construir esse modelo, ele poderá ser replicado para todo o País. Vamos buscar fazer no bairro de Santo Antônio o mesmo que fizemos no Bairro do Recife, case de sucesso de revitalização de centro histórico no País”, considera o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Para dúvidas e mais informações, acompanhe as redes sociais em @portodigital (Instagram), @porto_digital (Twitter), linkedin.com/portodigital e facebook.com/portodigital. Ou entre em contato pelo e-mail seminariobndes@portodigital.org

Confira a programação:

Dia 29/09 – 13h às 16h

Tema: Reabilitação de Centros Urbanos + Case: 22@ (Barcelona – Espanha) – Com Joaquim Sabaté (UPC-Barcelona)

Case: Casco Antíguo (Barcelona – Espanha) – Com Pere Cabrera

Debate com mediação de Amélia Reynaldo (UNICAP)

 

Dia 01/10 – 13h às 16h

Tema: Mecanismos de regulação do uso do solo para implantação de projetos urbanos – Com Daniel Todtmann Montandon (UNINOVE)

Tema: Mecanismos e estratégias para a governança de projetos urbanos, com foco na participação privada – Com Marcelo Ignatios (Consultor em Planejamento Urbano)

Case: Porto Vivo (Porto – Portugal) – Com Margarida Guimarães

Debate com mediação de Milton Botler

 

Dia 04/10 – 13h às 16h

Case: Reabilitação Centro Histórico de Quito (Equador) – Com Ana Maria Armijos

Case: Altos y Bajos de la Regeneración Urbana del Centro de Santiago de Chile – Com Pablo Contrucci (Universidad Católica de Chile)

Debate com mediação de Nivaldo Andrade (UFBA)

 

Dia 06/10 – 13h às 16h

Case: Centro do Rio – Porto e Reviver (Rio de Janeiro) – Com Washington Fajardo (Secretário de Planejamento Urbano do município do Rio de Janeiro)

Case: Iniciativas de Reabilitação de Áreas Centrais de São Paulo – Com Regina Meyer (USP) e Marlon Rubio Longo (USP)

Debate com mediação de Pedro da Luz (UFF)

 

Dia 08/10 – 13h às 16h

Palestra: A Experiência da França – Christophe Chevallier

Case: Nantes (SAMOA Project) – Alain Bertrand

Debate com mediação de Pierre Fernandez (Université Fédérale de Toulouse)

 

Dia 11/10 – 13h às 16h

Tema: Uso Habitacional, Gentrificação e Contexto Pandêmico – Com Nabil Bonduki (USP)

Case: HafenCity (Hamburgo – Alemanha) – (palestrante por confirmar)

Debate com mediação de Renato Anelli (USP São Carlos)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »