Workshop “Provocações Expográficas” abre inscrições a partir desta sexta (27)

A formação, gratuita, acontecerá de 8 a 10 de junho, e é voltada para interessados em aprender sobre a montagem de exposições nas artes visuais.

As artes visuais se revelam através de técnicas como pintura, escultura, desenho, instalação, cinema e fotografia, mas cada uma dessas linguagens tem as suas especificidades e milhares de possibilidades, quando se fala em como mostrar o resultado dos trabalhos artísticos ao público. Foi pensando nisso que a produtora cultural Gabriela Izidoro elaborou o workshop “Provocações Expográficas”, uma ação formativa que propõe compartilhar ideias e técnicas sobre esse universo. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 27 de maio a 1º de junho, por meio do site www.provocacoeslab.com. A iniciativa é realizada pela Mollusca Produções, por meio do Edital Recife Virado, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Voltado para os profissionais do setor, estudantes, produtores, gestores e demais interessados, o curso acontecerá presencialmente, entre os dias 8 e 10 de junho, na FUNDAJ – Fundação Joaquim Nabuco, campus Derby – Sala João Cardoso Ayres, no horário das 14h às 18h, abordando todas as etapas que culminam na montagem de uma exposição.

Durante a formação, os participantes conversarão sobre curadoria, expografia, acessibilidade, preservação e conservação das obras, além da montagem propriamente dita. Além de desmistificar as etapas de criação e de execução de um projeto expográfico, com informações teóricas, o workshop possibilitará a aplicação dos conhecimentos em atividades práticas, possibilitando o acesso a conteúdos que muitas vezes estão restritos aos profissionais do setor e ao universo acadêmico das artes visuais, museologia e áreas afins.

O Provocações Expográficas também conta com um diferencial. No encerramento, os participantes poderão marcar uma consultoria individual para apresentar projetos ou ideias sobre as quais estejam trabalhando no momento, contribuindo para a consolidação e execução da proposta elaborada.

Para Gabriela Izidoro, a formação fornece meios para que os participantes possam criar e gerir seus próprios projetos, tanto dentro como fora de espaços formais de exposição. “É possível estender o olhar expográfico para espaços públicos e comunidades, que podem criar seus próprios museus comunitários, contando suas histórias e tendo dessa forma uma narrativa mais fiel da sua realidade. É importante ressaltar que cada exposição é singular, não havendo uma padronização no modo de produzir. Mas, havendo sim muita dinamicidade, pois a expografia narra as histórias humanas. Arranja meios e modos de contar e registrar as dinâmicas culturais das pessoas”, comenta a produtora.

Ao todo foram disponibilizadas 20 vagas. A seleção se dará através de preenchimento de formulário e carta de intenção, disponibilizado no site do projeto www.provocacoeslab.com.

Idealização – Gabriela Izidoro é produtora cultural desde 2009, com experiência em gestão e execução de projetos, atua em diversas linguagens culturais. Nas artes visuais, idealizou o “Confluência – Encontro de Olhares” e o “Cores do Vale do São Francisco”. Também integrou a equipe local de diversas exposições, dentre elas: Athos Bulcão – Tradição e Modernidade; Arnaldo Antunes – Palavra em Movimento; Tomie Othake – Cor e Corpo e Henri Matisse – Jazz. Nas artes integradas foi coordenadora do Continuum – Festival de Arte e Tecnologia e também realizou a Curadoria de Oficinas e Mostra de Vídeo em 2014. Também produziu a pré-conferência da ONU, intitulada UTC – Urban Thinkers Campus Recife, nos anos de 2015 e 2017.

Serviço:

Workshop “Provocações Expográficas”

Inscrições: De 27 de maio até 1º junho no www.provocacoeslab.com

Resultado da seleção: até 03 junho

Realização do workshop: 08 a 10 de junho, 14h às 18h
Local: Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), R. Henrique Dias, 609 – Derby, Recife – PE.

Informações: molluscaproducoes@gmail.com ou www.instagram.com/molluscaproducoes

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon